Importância e aspectos da Irrigação

Importância e aspectos da Irrigação

 

A técnica da irrigação se torna indispensável quando surgi a necessidade de complementar a chuva, em regiões onde as precipitações pluviométricas são mal distribuídas ou insuficiente, para proporcionar o desenvolvimento adequado das plantas. Nada na vida da certo sem planejamento e o desenvolvimento de um projeto engloba todos os fatores relacionados ao sucesso ou fracasso da instalação de um sistema de irrigação. Desde os fatores climáticos do ambiente até a escolha do método e equipamentos a serem utilizados, visando sempre a redução de custo com a mais alta eficiência.
 

Por que irrigar?

A técnica da irrigação se torna indispensável quando surge a necessidade de complementar a chuva, em regiões onde as precipitações pluviométricas são mal distribuídas ou insuficiente, para proporcionar o desenvolvimento adequado das plantas.

 

Para quê desenvolver um projeto?
 

Nada na vida da certo sem planejamento e o desenvolvimento de um projeto engloba todos os fatores relacionados ao sucesso ou fracasso da instalação de um sistema de irrigação. Desde os fatores climáticos do ambiente até a escolha do método e equipamentos a serem utilizados, visando sempre a redução de custo com a mais alta eficiência.
 

Drenagem do solo
 

Na elaboração de um projeto de irrigação é imprescindível que se planeje o sistema de drenagem, onde o objetivo principal é retirar o excesso d´água aplicada na irrigação, ou seja, controlar a elevação do lençol freático, proporcionando à planta condições ideais de umidade de solo e de fitossanidade para seu bom desenvolvimento. Além disso, a drenagem contribui nas condições físicas, químicas e biológicas no solo.
 

O solo
 

Este componente é imprescindível na determinação da quantidade de água aplicada, pois suas características físicas determinam se existem um alto ou baixo potencial de retenção de água. Solos com predominância de argila tendem reter uma maior quantidade de água do que os solos arenosos, influenciando diretamente na quantidade e frequência de água aplicada
 

Quando irrigar?
 

O horário para aplicação da água nas plantas é de extrema importância, por diversos fatores como: gotas d´água sobre a folha sofrendo a incidência de raios solares pode causar o aumento da temperatura e consequentemente queimadura das folhas, o clima em alta temperatura aumenta o potencial de evaporação da água, nas folhas e assim, aumentando a transpiração fazendo com que haja uma grande perda de água pela planta; o solo com temperatura elevada tende a perder água mais rapidamente para atmosfera do que em um clima de temperatura amena. Recomenda-se que o horário de rega deve ser realizado, no inicio da manhã e/ou no final da tarde.
 

Qual a quantidade de água aplicar?

Cada planta tem sua necessidade hídrica, umas necessitam mais de água do que outras, podendo também variar de acordo com o seu estágio de crescimento, estas exigências estão diretamente relacionadas ao mecanismo de equilíbrio hídrico de cada uma. Outro fator que está diretamente relacionado com a quantidade de água aplicada em uma rega é a EVAPOTRANSPIRAÇÃO da região, que nada mais é que a quantidade de água perdida pela evaporação do solo e pela transpiração das plantas, ambos os fenômenos estão diretamente relacionados com a temperatura.
 

Equipamentos utilizados
 

Hoje no mercado contamos com uma gama de equipamentos altamente eficientes e precisos. O que assistimos nos dias de hoje é cada vez mais os irrigantes aderindo a utilização de equipamentos de automação, comportamento desenvolvido pela falta de mão de obra especializada. Contamos com programadores, onde os mesmos após programados, acionam e desligam o sistema, como também sensores de chuvas que cessam caso ocorra uma precipitação pela chuva, até os mais precisos, como os sensores de solo, que determinam automaticamente a quantidade ideal de água necessária naquele instante. Inúmeros equipamentos de altíssima eficiência, estão disponíveis neste site.

Você também pode ser interessar por:

Entre em contato conosco

Envie críticas,sugestões para nós afim de podermos atendê-lo cada vez melhor, em breve responderemos seu email, pois para nós você é muito importante.

Contato